Conhecendo a Serra

O início da Serra teve a presença de índios e jesuítas, com a fundação de uma aldeia próxima ao morro Mestre Álvaro, em 1556. Os fundadores, o padre Brás Lourenço e o cacique Maracaiaguaçu, a batizaram de Aldeia de Nossa Senhora da Conceição da Serra. A aldeia, que era composta principalmente por colonizadores portugueses, foi levada à freguesia, para posteriormente, ser caracterizada como vila, em 1822. Em 1833, o município da Serra foi criado, desmembrado do município de Vitória por meio da resolução do Conselho de Governo de 2 de abril de 1833, e instalado em 19 de agosto do mesmo ano.

Com o passar dos anos, a Serra cresceu e se tornou uma das maiores cidades do Espírito Santo, sendo o município capixaba mais populoso. Segundo a estimativa de 2019 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ela possui 517 mil habitantes, abrigando 12,9% dos moradores do Estado. A Serra também é muito importante para a economia ao ser o principal centro industrial capixaba, concentrando um terço da indústria da Região Metropolitana da Grande Vitória, o que ocorre, principalmente, pela infraestrutura logística do município, que possui linhas férreas, estradas e também terminais portuários.

Cultura e natureza

O município serrano é repleto de manifestações culturais, as quais remetem ao passado dele e ao o que ele foi se transformando ao decorrer dos anos, como as rodas de congo, as construções históricas, o artesanato. Atualmente, existem várias festividades que celebram a cultura serrana, como as celebrações de São Benedito, São Sebastião, Folia de Reis, Reis Magos, as bandas de congo, o carnaval.

Em relação ao patrimônio histórico, a Serra possui alguns muito interessantes, como a Igreja e Residência dos Reis Magos, uma arquitetura jesuíta construída há muitos anos; é o segundo patrimônio cultural mais visitado do Espírito Santo. Além dessa Igreja, tem-se também, por exemplo, a Igreja de São João Batista de Carapina e o Sítio Histórico do Queimado.

No que se diz respeito à natureza, a cidade da Serra possui uma exuberante vegetação nativa, vales, várias áreas de proteção ambiental, e aproximadamente 23 quilômetros de praias. Entre estas, tem-se a Praia de Carapebus, Balneário de Carapebus, Praia de Bicanga, Praia de Manguinhos e a Praia de Jacaraípe.

Desde a fundação, a Serra é uma cidade especial. Com o tempo, ganhou mais habitantes e construiu uma identidade repleta de alegria e história. Hoje, ela é um município muito importante, tanto economicamente quanto socialmente, e também para o lado da natureza, com os parques e áreas de proteção ambiental. A cultura tem destaque, assim como as pessoas.

Tags :
Compartilhe