Uso correto das redes

Após ser utilizada pelos moradores, a água residual, também conhecida como esgoto, precisa ser tratada para voltar ao meio ambiente de maneira responsável, a fim de não prejudicar a natureza e os seres humanos. A necessidade desse tratamento se dá para não causar a poluição de corpos d’água e consequentemente o impacto na vida dos animais, assim como para evitar a transmissão de doenças para a população, afinal, o esgoto possui micro-organismos causadores de vários tipos de enfermidades, como diarreia e verminoses.

A fase inicial do tratamento de esgoto pertence à coleta, que é simplesmente o encaminhamento da água residual às Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs). Para que esse processo aconteça, os moradores que tiverem redes coletoras disponíveis nas ruas em que residem precisam estar ligados a esses sistemas. Infelizmente, alguns cidadãos têm o serviço disponível, mas optam por fazer ligações irregulares, que resultam em extravasamentos de esgoto.

Outro ponto de atenção que precisa ser levado com seriedade por parte da população é o descarte correto do esgoto nos sistemas de coleta. Estes foram feitos para receber e transportar a água residual, e não outros materiais. As redes coletoras não são lixeira e precisam de cuidado, pois a destinação errada de resíduos causa a obstrução da canalização, resultando no extravasamento do esgoto e danificação das tubulações que levam os efluentes até as ETEs.

Alguns dos elementos que não podem ser lançados nas redes, são: absorventes, algodão, fraldas, restos de comida, cotonetes, fios de cabelo, gordura, bitucas de cigarro. A água da chuva também é um problema, pois quando despejada no sistema de esgotamento sanitário, causa a sobrecarga dele.

Quando as redes coletoras são usadas incorretamente, os prejuízos são:
⦁ Extravasamento do esgoto;
⦁ Retorno de efluentes para a casa do morador;
⦁ Riscos para a saúde.
⦁ Danificação das tubulações;
⦁ Mau cheiro;
⦁ Dificuldades para o tratamento de esgoto.

A Ambiental Serra contribui com o meio ambiente e com a saúde das pessoas ao oferecer um serviço de tratamento de esgoto de qualidade, porém, para o resultado ser efetivo, os cidadãos precisam colaborar ao não fazer o descarte incorreto nos sistemas, além de ser fundamental a ligação das residências às redes para que o esgoto seja tratado.

Tags :
Compartilhe